top of page

Como identificar sinais de Procrastinação




Se você é uma pessoa que está enfrentando perda de interesse nas tarefas, com falta de motivação para cumprir atividades antes satisfatórias, se sentindo negativa, com medo de falhar ou de ser julgada, e cuja atenção é atraída para atividades prazerosas e de curto prazo, e que, quando confrontada, pode ter muita dificuldade de agir, talvez este post seja exatamente o que você está procurando.


Sendo bem objetivo, gostaria de lhe apresentar 6 tipos de procrastinadores, e um deles pode representar seu atual momento na vida. Algumas patologias podem estar associadas à procrastinação, então ligue o sinal de alerta e acompanhe comigo os principais fatores que desencadeiam a Procrastinação. Os procrastinadores querem adiar as tarefas e geralmente não as finalizam, ficam pensando excessivamente na atividade, acabam sendo cobrados por outras pessoas por tal atitude, o que faz com que se atrasem para muitas tarefas e geralmente inventem desculpas para não começar.


O tipo Evitativo 

Procrastinadores evitativos são aqueles que não querem sentir nenhum desconforto. Evitam situações e tarefas estressantes. Quando uma tarefa lhes causa estresse, geralmente a deixam para o último minuto para realizá-la. Ignoram tarefas desagradáveis até o último minuto e evitam más notícias e informações que realmente não querem ouvir.


O tipo Desorganizado

 Procrastinadores desorganizados dizem que têm tempo sobrando para fazer tudo, mas... Eles dizem para si mesmos que têm bastante tempo, mesmo que isso não seja verdade. Apresentam problemas para se organizar e subestimam o tempo que irá demorar para fazer as coisas. Negligenciam também o próprio tempo e geralmente superestimam quanto tempo disponível têm para fazer as coisas. Adiam tarefas por não conseguirem se concentrar.


O tipo Indeciso 

Procrastinadores indecisos precisam ter certeza para poder seguir adiante, eventualmente hesitam em realizar tarefas por medo de cometer erros ou falhar, e evitam fazer coisas que as outras pessoas possam não gostar. Evitam coisas sobre as quais não têm certeza de como fazer e duvidam da própria capacidade. A incerteza faz com que adiem tarefas difíceis. Por não se sentirem certos sobre qual decisão tomar, geralmente adiam o máximo possível.


O tipo Interpessoal 

Procrastinadores interpessoais não aceitam que ninguém lhes diga o que devem fazer, por isso procrastinam intencionalmente quando isso acontece. Porém, acabam atrasando as atividades, demonstrando para outras pessoas o seu desprazer ao “se enrolar”. Concordam em fazer coisas para os outros e depois se arrependem, demonstrando assim dificuldade em dizer não a outras pessoas.


O tipo Tudo ou Nada 

Procrastinadores tudo ou nada não se sentem satisfeitos se não sair perfeito, preferindo deixar para fazer depois, pois assumem mais demandas do que conseguem administrar. Se não conseguem fazer algo perfeitamente, nem começam a fazer. Sentem-se sobrecarregados quando há muitas atividades para realizar, acabam se doando ao máximo ou adiando as coisas totalmente. Às vezes, trabalham tão arduamente que acabam se esgotando.


O tipo Hedonista 

Procrastinadores hedonistas seguem a lei do menor esforço, buscando primeiro a diversão ao invés de trabalhar. Quando não se sentem motivados, ficam apáticos. Sentem dificuldades para realizar atividades divertidas e relaxantes e depois precisar voltar a atividades laborais ou de sua responsabilidade. Evitam atividades desagradáveis até que alguém as faça, não apresentando nenhum motivo real para procrastinar.


Quer realizar uma avaliação do seu nível de procrastinação? Entre em contato comigo e realizaremos a sua avaliação. A procrastinação geralmente é associada ao Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), no entanto, pode estar ocultando outros transtornos como Depressão, Ansiedade Generalizada e Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC).



 
 
 

Comments


bottom of page