Procrastinação e o sentimento de Desmotivação
- Fanuel Candido Glanzmann
- 29 de jan. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 24 de mar.
Introdução

Quando você demora realizar uma atividade e depois pensa porque não fez isso antes e se questiona sobre a dificuldade para planejar e executar uma tarefa, alinhado a isso um sentimento de frustração e negatividade, o resultado disso pode ser o que vai ser abordado no texto abaixo.
“Procrastinação é o ato de adiar ou postergar tarefas ou atividades que precisam ser realizadas, substituindo-as por outras atividades mais agradáveis ou irrelevantes. A procrastinação é um problema comum que pode ser causado por diversos motivos, como ansiedade, perfeccionismo, medo do fracasso, impaciência ou sobrecarga de responsabilidades”.
Motivação
A falta de motivação para a realização de tal atividade e a dificuldade em atingir a excelência podem ser entendidas como baixa produção. A repetição desse estado crítico de autojulgamento pode levar a prejuízos de médio e a longo prazo, pois influencia a produtividade e a qualidade de vida. Por ser um problema comum, seu diagnóstico pode ser mal interpretado é sendo necessário uma avaliação técnica mais apurada.
Já entre os fatores organizacionais, podemos citar a falta de direcionamento claro, falta de motivação, tarefas complexas demais, excesso de confiança, ambiente de trabalho tóxico, falta de plano de carreira, salários abaixo da média, excesso de responsabilidade, atividades repetitivas e falta de organização e clareza sobre como gerenciar o próprio tempo.
A procrastinação pode ser superada com a ajuda de um profissional de psicologia, que pode auxiliar na adoção de novas ferramentas e padrões comportamentais. Recompensar a si mesmo por completar tarefas difíceis ou desagradáveis pode ser uma estratégia eficaz para evitar a procrastinação e aumentar a motivação. A recompensa pode ser algo simples, como um momento de lazer, um doce ou uma atividade que a pessoa goste de fazer.
Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH) e a Procrastinação.
A desmotivação devido aos comprometimentos do transtorno evidencia maior incidência em o indivíduo apresentar um comportamento de postergar o que precisa ser feito no momento, adiar ou atrasar. A procrastinação não é um comportamento exclusivo do TDAH, mas pessoas com esse transtorno tem alta incidência em procrastinar mais e em maior intensidade.
Isso ocorre porque ocorre a distração, falta de foco, falta de planejamento, dificuldade em planejar, organizar e permanecer por mais tempo numa mesma atividade.
Porém o portador do TDAH, não procrastina por má gestão do tempo ou desorganização e sim porque acontece uma sensibilização maior na autorregularão das emoções e do humor, sintoma clássico do TDAH.
Estratégia da Recompensa
A recompensa funciona como um estímulo positivo para o cérebro, que passa a associar a tarefa difícil com algo prazeroso. Além disso, a recompensa pode ajudar a aumentar a autoestima e a autoconfiança, pois a pessoa se sente capaz de cumprir suas obrigações e alcançar seus objetivos.
Estudos mostram que as recompensas podem influenciar positivamente a motivação e a satisfação dos trabalhadores. É importante lembrar que a recompensa deve ser proporcional à dificuldade da tarefa e não deve ser usada como uma forma de procrastinar ainda mais. A recompensa deve ser vista como um estímulo para cumprir a tarefa e não como uma forma de evitar a responsabilidade.
Conclusão
Por fim, encarar a necessidade de mudar o comportamento é uma das tarefas mais desafiadoras, a mudança deve ser profunda, é necessário adotar práticas eficientes, realizar terapia, o esforço inicial por mais que pareça difícil, permita-se estabelecer pequenas metas. Você irá perceber que ficará mais proativo, pois descobrirá métodos próprios para avançar, evite o cansaço e a falta de energia cuidando da alimentação e regulando o sono, boas práticas são essenciais e procure um profissional da sua confiança.
Comments